Os Telefones com Câmera Destruirão a Fotografia?

Em qualquer momento de "operação fotográfica", é impossível perder a invasão do telefone com câmera, onde costumava ser fácil saber quando uma câmera estava por perto e se as pessoas as tinham à mão, agora qualquer pessoa com um telefone poderia ser um fotógrafo clandestino.

Mesmo em ocasiões que costumavam ser governadas por fotógrafos profissionais, como casamentos e similares, agora vemos aquelas dezenas de mãos subindo tirando fotos com telefones com câmera que parecem dominar a cena.

A fotografia convencional é uma forma de arte e uma profissão altamente desenvolvidas, a precisão do equipamento e a capacidade dos fotógrafos de entregar um produto de alta qualidade a seus clientes é bem conhecida e o resultado de décadas de evolução do ofício, hoje, porém, é possível que alguém se torne um fotógrafo amador usando aquele pequeno celular no bolso ou na bolsa.

A questão precisa ser levada em consideração para três audiências, para o fotógrafo profissional, este é o fim da sua profissão? os telefones digitais vão acabar com sua base de clientes e torná-lo obsoleto? para o aspirante a fotógrafo, e o seu futuro? você deveria investir em aprender a usar o equipamento sofisticado que torna a fotografia profissional tão superior? por que se preocupar se os telefones com câmera vão tornar tudo obsoleto? e para você consumidor, você pode obter a mesma qualidade de fotografias com o uso de telefones com câmera contratando um fotógrafo?

Essas são perguntas válidas, é muito comum quando uma nova tecnologia começa a fazer incursões em uma profissão para que a velha guarda dessa profissão se sinta ameaçada, aconteceu quando a televisão apareceu e a mídia chamou de morte do rádio.

Aconteceu quando os talkies e depois as cores foram introduzidas no cinema e na televisão e a cada aprimoramento tecnológico no mundo da música, e com cada terrível previsão do desaparecimento de uma indústria, acontecia o oposto e essa indústria ajustada, evoluída, melhorava e prosperava ainda mais.

Portanto, existem boas razões para não se preocupar que os telefones com câmera destruam a fotografia como a conhecemos, incluindo…

* Os telefones com câmera não podem atingir os mesmos níveis de qualidade, há uma boa razão para o fotógrafo profissional ter investido no equipamento altamente sofisticado que possui em seu estúdio e que ele ou ela leva para uma sessão.

Os muitos anos e décadas de pesquisa surgiram com a qualidade dos problemas com os quais os equipamentos primitivos não conseguiam lidar, o equipamento de fotografia moderno possui instrumentação precisa para lidar com problemas de iluminação para enquadrar adequadamente cada fotografia e produzir um resultado de qualidade profissional que as pessoas desejam de um casamento, um retrato ou qualquer tipo de fotografia profissional.

Você pode apostar que a fotografia forense, a fotografia de moda e a fotografia para publicação estarão sempre dispostas a aceitar os baixos padrões de qualidade resultantes das fotos dos telefones com câmera.

* É um jogo amador, quando você vê crianças segurando seus telefones com câmera em um show para roubar uma foto, sabe que esse dispositivo não resultará em uma foto com qualidade profissional, isso é especialmente verdadeiro em um ambiente ao vivo, como um concerto, onde existem inúmeras questões, como iluminação, ruído visual e outros problemas que precisam ser superados com instrumentação sofisticada que não está disponível em um telefone com câmera.

Os telefones com câmera são um dispositivo de fotografia amador, e eles sempre ocuparão esse nicho.

* Os padrões do produto final seriam comprometidos, e altos padrões de qualidade são o que tornam a fotografia profissional um valor para seus clientes.

Isso não deve transmitir telefones com câmera para uma luz negativa, eles têm o seu lugar e são muito divertidos, mas nós, no mundo da fotografia profissional, não temos nada a temer com o crescimento dessa tecnologia.